Introdução

Com a intenção de oferecer uma visão abrangente do contexto festivo do ciclo de Inverno tal como se encontra actualmente, apresentamos novo material fruto do trabalho de campo etnográfico realizado em diversos períodos de tempo compreendidos entre Outubro de 2010 e Março de 2011.

Uma primeira fase de levantamento de festas realizou-se em Outubro e Novembro de 2010 em várias aldeias do distrito de Bragança, das quais se dispunha informação de que se celebravam ou se tinham celebrado algum tipo de festas inseridas no ciclo de Inverno. O conhecimento prévio acerca das festas em Trás-os-Montes baseou-se fundamentalmente na bibliografia que, ao longo dos séculos XX e XI, diversos autores publicaram. Este primeiro levantamento foi enriquecido e ampliado com recolhas etnográficas durante o período de Carnaval de 2011.

As informações recolhidas estão catalogadas de acordo com um sistema de fichas que se pretende sintético e de qualidade. Cada uma das fichas corresponde a uma aldeia visitada. Nestas constam: uma breve descrição sócio-demográfica da localidade; a tipologia da festa; o nome e as datas em que é celebrada; uma descrição da festa; um catálogo de elementos, que configuram nas festas do ciclo de Inverno; e um apontamento sobre alguns dos aspectos actuais relevantes, onde são contemplados factores de mudança e intervenção no panorama festivo.

Os textos apresentados nestes documentos baseiam-se em conversas e entrevistas tidas com as populações das aldeias visitadas - com a intenção de dar voz aos discursos dos próprios habitantes que comunicam, melhor que ninguém, a situação festiva presente. Por isto, estes textos recorrem com frequência a transcrições de testemunhos orais, que aparecem devidamente referenciados em nota de rodapé.

Cada uma das fichas está ilustrada com quatro imagens que correspondem a dois mapas de localização e a duas fotografias das aldeias.

No site existe um glossário alargado onde se encontram definições de algumas palavras e/ou expressões de uso regional, que pretende facilitar a leitura e interpretação das fichas.






Lista